Como conseguir criar e manter uma rotina eficaz de cuidados com a pele?

Como conseguir criar e manter uma rotina eficaz de cuidados com a pele?

Sente que gasta rios de dinheiro em produtos de cuidados de pele e não vê os resultados? O entusiasmo em usar os seus produtos desaparece e eles acabam por ficar na prateleira indefinidamente, acabando por mudar de cor ou textura? (Dica: se isso acontecer, deite-os fora. 😉)

Muitas pessoas queixam-se da sua pele, e querem realmente usar os produtos perfeitos e miraculosos que vão resolver todos os problemas que vêm nela, mas muitas vezes têm dificuldade em perceber qual é o problema em primeiro lugar. Seguem Influencers e Gurus de Skincare, e compram os produtos que lhes recomendam, mas depois não vêm resultados. Quando na verdade no problema pode ter várias origens:

  1. Expectativas
  2. Conhecimento e/ou capacidade de auto-observação
  3. Produtos certos
  4. Consistência
  5. Estilo de vida saudável

Vamos falar sobre estes pontos e descortinar o segredo para que se sinta genuinamente feliz com a sua pele!

 

Expectativas

Infelizmente, na era das redes sociais, dos filtros e do PhotoShop, muitas pessoas têm expectativas irrealistas e são muito impacientes quando se trata de resultados reais relativamente ao que os seus produtos de skincare, e até mesmo a maquilhagem, podem fazer pela sua pele.

É absolutamente possível obter resultados fantásticos a partir de um regime de cuidados de pele consistente utilizando produtos seguros e eficazes. É possível atenuar manchas de idade, reduzir a aparência de poros dilatados, diminuir o aspeto de linhas finas e rugas, livrar-se da vermelhidão, e das borbulhas. Pode ter uma pele luminosa, bonita e saudável, mas o que não pode fazer é ter um aspeto fotográfico pessoalmente.

Portanto, a espectativa não só relativamente ao aspeto que a pele deve ter, mas também ao tempo e ao trabalho que deve dedicar para atingir o resultado de uma pele bonita e saudável, que quase nem precisa de maquilhagem (e sim, isso é possível), é a primeira coisa que tem que ajustar!

 

Conhecimento e/ou capacidade de auto-observação

Quando está a começar, o primeiro passo é sempre um diagnóstico realista da sua pele. Deve tentar saber qual é o seu tipo de pele, e quais os problemas que tem no momento e que precisa de tratar.

No entanto, tem que ter consciência que a pele muda com as estações do ano, com o tempo, com a alimentação e a quantidade de água, com fatores externos como a poluição e alterações no seu ambiente. Assim, é importante aprender a observar a sua pele e estar atenta aos sinais de mudança para que possa fazer os ajustes necessários para a manter equilibrada e saudável. Alguns são mais previsíveis, como a chegada do frio e do calor. Outros podem ser mais difíceis de prever, como momentos de stress ou alterações repentinas ao estilo de vida.

Quer descobrir qual é o seu tipo de pele de uma vez por todas? Veja o artigo no nosso blog para saber quais os melhores testes que pode fazer em casa, ou preencha o nosso questionário online para uma resposta imediata!

 

Produtos certos

Quais são os produtos adequados à sua pele? E quais os passos essenciais e quais os que talvez não sejam necessários? Este ponto liga ao ponto acima: quanto melhor conhecer a sua pele, mais fácil será saber quais os produtos a introduzir na sua rotina.

Explore os nossos Guias de Cuidados de Pele e conheça não só a nossa filosofia sobre as 4 etapas dos cuidados de pele (dica: bastam 3 produtos de manhã e 3 de noite para começar a ter uma boa base! 😉), mas também para ver as nossas sugestões de produtos para cada tipo e preocupação de pele!

 

Consistência

Para muitos, este é o busílis da questão! Quantas vezes comprou, ou se sentiu tentada a comprar, o último grito dos tratamentos de cuidado da pele, o novo hidratante com os ingredientes mágicos recém-descobertos, o sérum miraculoso que faz-tudo ou a ferramenta de beleza com resultados promissores, apenas para o utilizar um par de vezes antes de declarar que não funciona?

O marketing dos cuidados de pele promete muitas vezes as poções mágicas ou ingredientes milagrosos que alcançam resultados imediatos, mas na verdade os resultados reais não acontecem da noite para o dia. São necessários pelo menos 30-45 dias de uso consistente para que consiga ver resultados notáveis na sua pele. Não é defeito, é apenas a forma como a pele funciona e o tempo que demora a haver uma renovação das células da sua pele que lhe permita visualizar resultados!

Moral da história: mantenha-se fiel à sua rotina de cuidados de pele e crie hábitos diários para a manter. É a única forma de conseguir resultados reais e visíveis!

Quer dicas sobre como ser consistente com a sua rotina de cuidados de pele? Leia o nosso artigo de blog aqui!

 

Estilo de vida saudável

As suas escolhas de estilo de vida têm um impacto direto sobre a aparência da sua pele. Ter uma rotina de cuidados de pele adequada e consistente, claro que é importante para manter uma pele equilibrada e saudável, mas tudo o que faz no seu dia-a-dia, os seus hábitos e o ambiente que a rodeiam têm um impacto (muito mais) direto na sua pele. Siga estas dicas valiosas para curar e melhorar a aparência da sua pele:

1. Parar de fumar

Não há dúvida: fumar leva ao envelhecimento prematuro e a rugas, e pode dar à pele uma palidez amarela e baça.

2. Obtenha o seu sono de beleza

A sua pele precisa de dormir para a renovação celular. Ao dormir menos de 8 horas resulta numa quebra de colagénio e num aspecto de pele sem brilho. Isto irá realçar quaisquer imperfeições cutâneas, fazendo com que a sua pele pareça mais velha do que deveria.

Dica: Dê um boost ao seu sono de beleza com um bom hidratante ou tratamento de noite🌜

3. Proteja-se do sol

Embora todos precisemos de um pouco de luz solar para aumentar os nossos níveis de vitamina D, os raios solares podem causar danos duradouros na sua pele. A radiação ultravioleta (UV) causa rugas, perda de elasticidade, manchas solares e envelhecimento prematuro. Em algumas pessoas, estas alterações começam a aparecer no início dos seus 20 anos.

Dica: quer tenha exposição solar ou não, faça chuva ou faça sol, seja verão ou inverno, use sempre protetor solar!

4. Faça mais exercício

Pegue no seu equipamento de ginástica e ponha-se a mexer se quiser melhorar a saúde da sua pele. A transpiração ajuda a descarregar as impurezas e a limpar os poros. O exercício cardiovascular também melhora a circulação, o que incentiva o transporte de oxigénio e nutrientes para a pele.

Dica: tenha um necessaire no saco do seu ginásio com os seus essenciais de limpeza, hidratação e proteção solar, para lavar bem as toxinas expelidas após o exercício e proteger a sua pele, antes de sair do ginásio! 😉

5. Beba pelo menos 2 litros de água por dia

É certo que existem ingredientes fantásticos de cuidados de pele que ajudam a combater a desidratação da pele (Olá Ácido Hialurónico! 👋), mas porque não começar a tratar a desidratação de dentro para fora, bebendo uma quantidade adequada de água? Principalmente se passa muito tempo em ambientes propícios à desidratação da pele, como escritórios com ar condicionado e climatização, acredite: a sua pele vai agradecer!

more articles