Qual é a diferença entre tipos de pele e condições de pele?

Qual é a diferença entre tipos de pele e condições de pele?

O seu tipo de pele é genético. É aquilo com que nasceu, e terá sempre um tipo de pele. Há muitos peritos diferentes que contam diferentes números de tipos de pele principais. Na The Green Beauty Concept nós consideramos 4 tipos de pele principais: normal, seco, misto e oleoso.

Uma condição de pele é algo que se desenvolve como resultado direto de algo externo ou interno (pode ser hormonal, doença, estilo de vida, etc.). Uma condição de pele pode ser temporária e normalmente pode ser tratada. As condições de pele, por norma, são transversais aos tipos de pele. Ou seja, todos os tipos de pele podem sofrer de desidratação, acne, poros dilatados, rugas ou sensibilizações de pele, e por aí em diante!

 

Tipos de Pele

Todos nós nascemos com um tipo de pele. Pode estar mais ou menos equilibrado, em determinados momentos das nossas vidas (e aproximar-se a um tipo de pele normal), mas a verdade é que o nosso tipo de pele é genético e não muda.

Precisa de ajuda a determinar qual é o seu tipo de pele? Veja o nosso artigo de blog com os testes que pode fazer em casa, ou então preencha o nosso formulário online.

 

 

Pele Normal

Uma pele normal é uma pele bem equilibrada. Mas ter uma pele bem equilibrada não significa que não cuide dela! Deverá fazer uma rotina de cuidado de pele que ajude a manter o equilíbrio, tratar problemas que apareçam e evitar danos futuros.

VEJA AQUI O NOSSO GUIA DE CUIDADOS DE PELE NORMAL

 

Pele Seca

A pele seca não produz sebo, o que a impede de formar uma barreira lipídica homogénea e a deixa mais desconfortável e desprotegida. O objetivo da pele seca é hidratar e nutrir intensamente, preferencialmente com óleos e manteigas vegetais adequados ao seu tipo de pele, para repor a barreira lipídica e recuperar a sensação de conforto.

VEJA AQUI O NOSSO GUIA DE CUIDADOS DE PELE SECA

 

Pele Mista

Semelhante à pele normal, mas poderá ocasionalmente produzir algum sebo na zona T e não o suficiente nas bochechas. É o tipo de pele mais estético e confortável, mas também pode ser a menos equilibrada, sujeita a alterações e facilmente irritada, porque é tratada demasiadas vezes como pele oleosa com produtos corrosivos e agressivos! A pele mista requer cuidados nutritivos adequados para se manter equilibrada, saudável e jovem.

VEJA AQUI O NOSSO GUIA DE CUIDADOS DE PELE MISTA

 

Pele Oleosa

A pele oleosa é propensa à produção excessiva de sebo, secretado pelas glândulas sebáceas e que flui pelos poros. Tem uma aparência brilhante e com textura irregular, e pode apresentar poros dilatados. é normal ter borbulhas e pontos negros. Os seus cuidados essenciais de pele têm o objetivo de regular suavemente a secreção de sebo: limpar a pele e reduzir o brilho, reduzir o aparecimento de inflamações e regularizar a textura da pele.

VEJA AQUI O NOSSO GUIA DE CUIDADOS DE PELE OLEOSA

 

Preocupações de pele

As preocupações de pele vão e vêm, consoante a nossa idade, estilo de vida, fatores externos, entre outros.

É possível, e até provável, que tenha mais do que uma preocupação em simultâneo. É por isso que especialistas como a Drª Leslie Baumann descreve haverem 16 tipos de pele. Porque analisa as combinações mais frequentes de tipo de pele (genético) e condições de pele (situacional), dando origem a um grande número de possíveis necessidades de pele.

 

Se tiver mais do que uma preocupação de pele, quais é que tem que tratar primeiro? 

Trate primeiro as que incomodam mais. Sensibilidade e vermelhidão está por isso no topo da lista, e pele desidratada vem logo a seguir.

Porquê? Se a sua pele estiver sensibilizada, então vai ser difícil usar um bom produto para o acne ou algo para as rugas e firmeza, sem que a sensibilize mais ainda. Vai causar desconforto, e exacerbar a sensibilização. Já se a sua pele estiver desidratada, vai "beber" todos os produtos que lhe puser em cima numa tentativa de tratar a desidratação, sem ter a possibilidade de "aproveitar" o melhor que esses produtos têm para dar às suas restantes preocupações (imagine usar um sérum caríssimo anti-idade, apenas para tratar a desidratação, que poderia ser facilmente tratada primeiro com simples e muito-mais-baratos tónico e sérum de ácido hialurónico).

Com estas duas preocupações controladas, é mais fácil cuidar da sua pele e "atacar" outro tipo de preocupações.

 

Sensibilidade e Vermelhidão

A sua pele apresenta sinais de vermelhidão, comichão e inflamação? Pode estar relacionado com duas coisas: é um fator genético ou uma doença de pele que deverá obrigatoriamente ser tratada por um dermatologista. Se a sua pele sempre teve esses sintomas e nunca se sentiu confortável, a nossa recomendação é que efetivamente veja um profissional, antes de tentar uma outra abordagem. Ou poderá estar temporariamente sensibilizada devido a fatores externos.

Para a pele sensibilizada, aconselhamos sempre que reduza os seus cuidados de pele aos produtos mais básicos e adequados a pele sensível. A gama UltraCalming da Dermalogica é muito boa para pele sensível ou sensibilizada. Experimente trocar o seu produto de limpeza pelo UltraCalming Creme-Gel de Limpeza e use um tónico ou essência apaziguantes como o UltraCalming Mist Tónico Apaziguante ou o UltraCalming Essência de Alívio Vermelhidão. Para hidratante recomendamos o Creme de Rosto Hidratante com Probióticos da Gallinée, um must have para peles sensibilizadas, que ajuda a restaurar o equilíbrio da pele.

 

Pele desidratada

Quase toda as pessoas têm pele desidratada. É um facto que passa erradamente despercebido por quem tem maior produção de sebo, como as peles oleosas ou mistas, ou é confundido com pele seca por quem tem a pele seca ou normal. Mas a verdade é que a pele desidratada significa que tem falta de água. Não tem nada a haver com a produção de óleo e por isso pode afetar tanto as peles secas como as peles oleosas!

Para tratar uma pele desidratada, mantenha o seu produto de limpeza e o seu hidratante habituais, adequados ao seu tipo de pele, mas opte por usar um bom tónico hidratante como o Tónico Anti-Poluição em Spray City Life ou o Tónico Limpeza, Esfoliante e Hidratante - Beauty Water, seguido de um sérum de ácido hialurónico como o Sérum Hidratante Natural de Ácido Hialurónico, o Sérum Hidratante Isotonic Hydra-Serum ou o Booster de Hidratação de Pele.

 

Borbulhas e Pontos Negros

Para quem tem borbulhas ou acne, seja em combinação como pele oleosa, ou não, cuidado com o exagero de produtos de limpeza muito agressivos e hidratantes oil-free. Se retirar todo o óleo à sua pele, não vai estar a beneficia-la mas sim a gerar mais desequilíbrio.

Use os seus produtos normais de limpeza, hidratação e proteção solar, mas acrescente produtos específicos para tratar as borbulhas, os pontos negros e o acne.

Um dos ingredientes chave para quem tem borbulhas ou acne é o Ácido Salicílico. Um esfoliante BHA, conhecido por reduzir o acne ao esfoliar a pele e manter os poros desobstruídos. Pode também ajudar a prevenir futuras borbulhas. Os seus melhores aliados podem ser o Active Clearing Sérum Anti Imperfeições AGE Bright Clearing (é um óleo, mas que vai ajudar a manter a pele equilibrada e sem borbulhas), o Clear Start Tratamento Anti Imperfeições Breakout Clearing Booster ou o Active Clearing Tratamento Anti Imperfeições AGE Bright Spot Fader que devem ser aplicados apenas na borbulha, ou a Máscara de Rosto True Balance SOS que ajuda a equilibrar a pele.

 

Manchas Negras e Pigmentação

Não tenha medo de usar um ácido, pois seguramente vai ajudar. O ácido lático vai ser o seu melhor amigo no combate à pele baça, pigmentada e com manchas e recomendamos a Máscara Líquida Micro-Peeling de Ácido Láctico ou a Máscara de Rosto Exfoliante - Renaissance Mask, ambas excelentes para exfoliar a sua pele e dar um boost de luminosidade.

A Vitamina C e a Niacinamida são também essenciais pelas suas propriedades antioxidantes e iluminadoras. Recomendamos sobretudo o Sérum Anti-Manchas Renaissance Brightlight ou o PowerBright Sérum Tratamento de Manchas. Tem também os séruns ricos em vitamina C como o Sérum em Cápsulas Super C Smart Nutrient Beauty, o Bio-Retinol + Vitamin C Booster ou o Age Smart Sérum Biolumin-C.

Acrescente estes passos à sua rotina normal, que deverá incluir já a limpeza, hidratante e proteção solar adequados ao seu tipo de pele.

 

Pequenas linhas e rugas

Todos os tipos de pele envelhecem. É um dos motivos pelo qual deve usar todos os dias o seu protetor solar, pois será sempre a sua melhor arma de prevenção. A partir dos 25 anos pode começar a usar produtos antienvelhecimento como forma de prevenção do aparecimento dos principais sinais. Quer queira prevenir, ou procure corrigir sinais de idade já instalados, sugerimos acrescentar um sérum anti-idade à sua rotina. Tem por exemplo o Sérum Anti-Idade Com Probióticos da GALLINÉE, o Sérum Anti-Idade Superfood 360 da EVOLVE, o Age Smart Sérum Reafirmante Phyto-Nature da DERMALOGICA, o Sérum Anti-idade Super 16 Serum ou o Sérum Noturno Retinoid Nível2 - 0.5% da OSKIA.

 

more articles