Double cleansing, ou dupla limpeza, é para muitos o segredo para uma pele saudável. Não se sabe bem qual a sua origem, mas tornou-se um mandamento para todas as que se preocupam em cuidar do rosto.

É um método de limpeza de pele que deve ser feito no final do dia, antes de serem colocados os cremes que costuma aplicar ao deitar e que consiste em dois passos de limpeza, um após o outro. Dizem as más línguas que é apenas uma forma de nos fazer gastar dinheiro em mais produtos, mas vamos ver se a conseguimos convencer do contrário!

1º Passo

A primeira limpeza serve para remover a maquilhagem, o protetor solar e a camada de poluição e sujidade que se acumula durante o dia. Os produtos usados nesta fase são normalmente bálsamos ou óleos, que devem ser retirados com uma toalha de rosto humedecida. Sabemos que, quimicamente, os óleos misturam-se com óleos portanto, tanto os bálsamos como os óleos vão dissolver substâncias semelhantes, seja a maquilhagem à prova de água ou a sujidade produzida pela pele.

 

2º Passo

A segunda fase tem o objetivo de fazer uma limpeza mais profunda da pele, de forma a prepará-la para receber os cremes que utiliza antes de ir dormir (tónico, tratamento e hidratação). Este passo costuma utilizar formulações aquosas como um leite, creme ou gel, que permitem que o produto penetre mais fundo na pele. Devem ser aplicados massajando o rosto durante alguns minutos e removidos com uma toalha de rosto humedecida. 

Se continua com dúvidas se o double cleansing é para si, perguntamos-lhe o seguinte: usa protetor solar na sua rotina de manhã? Se a resposta é sim, não pode passar sem este método! Independentemente de se ter ou não maquilhado, o protetor solar funciona como um filtro para a pele, que deve ser removido no final do dia. Uma limpeza simples não permite limpar o rosto corretamente e, consequentemente, não deixa que os produtos que usa após a limpeza atuem da melhor maneira (pense no seu antirrugas!).

Caso tenha passado o dia em casa, sem usar protetor solar e sem se maquilhar, não será necessário fazer uma dupla limpeza nessa noite.

Por muito que a preguiça a tente impedir, lembre-se que o double cleansing não custa assim tanto... e a sua pele vai agradecer!